Criatividade e Empreendedorismo
Hoje vamos falar sobre criatividade e empreendedorismo, muitas pessoas acreditam que ninguém nasce empreendedor ou criativo, eu discordo!!!
Como Psicóloga estudei a fundo o desenvolvimento humano em todas as fases da vida e, para mim, ficou muito claro que TODAS AS PESSOAS NASCEM CRIATIVAS E EMPREENDEDORAS, me desculpe compartilhar minha crença com você, mas como eu acredito que somos filhas de Deus, temos características divinas, como poderíamos não herdar tais habilidades sendo Deus o maior Empreendedor Criativo do Universo.???
Tá, deixando minhas crenças espirituais de lado, vou argumentar de outra maneira. Já observou uma criança brincar? Já viu o quão criativas elas podem ser?
Segundo Dolabela, 2008 “Pode-se dizer que empreendedorismo é a convergência entre processos e pessoas que transformam ideias em oportunidades”. Se tem uma coisas que as crianças fazem muito bem, é transformar ideias em oportunidades de brincar.
Todas nós nascemos criativas e empreendedoras, mas ao longo de nossas vidas ao sermos expostas a sociedade é comum sermos podadas nesses quesitos, ou você nunca ouvia a seguinte frase: “Não invente moda”.

Por que você deve resgatar sua veia criativa e empreendedora?
Uma pesquisa realizada pela Adobe a StateofCreate: 2016, revelou que pessoas que se identificam como criativas têm uma renda 13% maior do que as não-criativas. E empreendedores que não investem em desenvolver a criatividade tendem a cair no esquecimento. Afinal, criatividade está intimamente ligada à inovação. E essa é uma das características do perfil de uma empreendedora de sucesso.
Existem técnicas e exercícios para desenvolver um comportamento criativo. E a criatividade pode ser compara a um músculo, quanto mais você exercita, mais se desenvolve. De fato segundo Dolabella, 2008 a criatividade é resultado de pratica e hábito.
Como Desenvolver a Criatividade no Empreendedorismo
Segue uma listinha de comportamentos que você deve tentar implementar:
- Tentar encontrar novas ideias;
- Tentar encontrar novas formas de apresentar ideias antigas;
- Identificar problemas e pensar em soluções;
- Intuição aguçada;
- Capacidade de correlacionar informações para gerar soluções;
- Fazer brainstorming sempre.
No processo de coaching trabalhamos muitas técnicas que podem ajudar no desenvolvimento da criatividade e empreendedorismo. Se você gostou desse artigo não deixe de compartilhar.
Para mais informações sobre Coaching escreva para contato@taisbonilha.com.br
Até mais,
Taís Bonilha
Psicóloga e Coach de Negócios