Criatividade e Empreendedorismo

Criatividade e Empreendedorismo

Hoje vamos falar sobre criatividade e empreendedorismo, muitas pessoas acreditam que ninguém nasce empreendedor ou criativo, eu discordo!!!

Como Psicóloga estudei a fundo o desenvolvimento humano em todas as fases da vida e, para mim, ficou muito claro que TODAS AS PESSOAS NASCEM CRIATIVAS E EMPREENDEDORAS, me desculpe compartilhar minha crença com você, mas como eu acredito que somos filhas de Deus, temos características divinas, como poderíamos não herdar tais habilidades sendo Deus o maior Empreendedor Criativo do Universo.???

Tá, deixando minhas crenças espirituais de lado, vou argumentar de outra maneira. Já observou uma criança brincar? Já viu o quão criativas elas podem ser?

Segundo Dolabela, 2008 “Pode-se dizer que empreendedorismo é a convergência entre processos e pessoas que transformam ideias em oportunidades”.  Se tem uma coisas que as crianças fazem muito bem, é transformar ideias em oportunidades de brincar.

Todas nós nascemos criativas e empreendedoras, mas ao longo de nossas vidas ao sermos expostas a sociedade é comum sermos podadas nesses quesitos, ou você nunca ouvia a seguinte frase: “Não invente moda”.

Criatividade e Empreendedorismo andam juntos
Criatividade e Empreendedorismo andam juntos.

Por que você deve resgatar sua veia criativa e empreendedora?

Uma pesquisa realizada pela Adobe a  StateofCreate: 2016, revelou que pessoas que se identificam como criativas têm uma renda 13% maior do que as não-criativas. E empreendedores que não investem em desenvolver a criatividade tendem a cair no esquecimento. Afinal, criatividade está intimamente ligada à inovação. E essa é uma das características do perfil de uma empreendedora de sucesso.

Existem técnicas e exercícios para desenvolver um comportamento criativo. E a criatividade pode ser compara a um músculo, quanto mais você exercita, mais se desenvolve. De fato segundo Dolabella, 2008 a criatividade é resultado de pratica e hábito.

Como Desenvolver a Criatividade no Empreendedorismo

Segue uma listinha de comportamentos que você deve tentar implementar:

  1. Tentar encontrar novas ideias;
  2. Tentar encontrar novas formas de apresentar ideias antigas;
  3. Identificar problemas e pensar em soluções;
  4. Intuição aguçada;
  5. Capacidade de correlacionar informações para gerar soluções;
  6. Fazer brainstorming sempre.

No processo de coaching trabalhamos muitas técnicas que podem ajudar no desenvolvimento da criatividade e empreendedorismo. Se você gostou desse artigo não deixe de compartilhar.

Para mais informações sobre Coaching escreva para contato@taisbonilha.com.br

Até mais,

Taís Bonilha

Psicóloga e Coach de Negócios

Receba todas as novidades direto no seu e-mail!