Baixe a Mandala da Empreendedora e Descubra em que Área Empreender

Como-encontrar-sua-paixão1-825x542Como Descobrir em que Área Empreender?

Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares kkkkkk porque se você acertar na resposta, amiga, você estará feita!!!

Essa é a pergunta que eu mais recebo, a que eu mais vejo nos grupos de empreendedorismo e fóruns e é a que mais paralisa as mulheres.

Não saber em que área empreender pode trazer alguns transtornos:

  1. Você pode Procrastinar, ficar sempre deixando para depois, esperando a resposta vir do além, ou num sonho (como no caso da escritora da saga crepúsculo – mas acredite ela foi uma exceção, se é que a história é verdadeira)
  2. Você pode ir na modinha, e fazer aquilo que “está dando dinheiro” como por exemplo bolo no pote, nossa como tem gente querendo ficar milionário com bolo no pote, não que não seja possível. Mas, se você não for uma ótima boleira vai ficar difícil amiga.
  3. Você pode se precipitar e meter os pés pelas mãos, quando a gente decide empreender começamos a ver oportunidades, mas nem toda oportunidade é uma BOA oportunidade para você, aí você investe num negócio que não tem nada a ver com você e meses depois passa a fazer parte do “bonde das falidas e endividadas”.

Brincadeiras a parte, eu tô te falando tudo isso porque eu já passei por esses 3 estágios e me lasquei, e eu já vi minhas clientes de coaching (que antes de serem minhas clientes, que fique claro) se perderam em algum desses transtornos acima.

SENTA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA

Vou contar rapidinho minhas experiências, primeiro que eu demorei muito para decidir empreender, fiquei sofrendo em vários empregos que não me realizavam por completo, me consumiam a energia, alegria e tempo. Fiquei testando várias faculdades, tentando seguir pelo caminho dos outros gastando, de novo, tempo e dinheiro.

Quando eu decidi dar um basta na procrastinação e assumir o Protagonismo da minha Vida, eu cai na tentação da modinha, e na época era o artesanato em Patchwork, fui fazer curso, comprei maquina de costura, gastei muito dinheiro em materiais e se eu vendi 5 bolsas foi muito, e olha que eu gostava de artesanato, mas ainda não era o que eu amava.

Mas, eu não desisti e me apareceu a oportunidade de abrir uma empresa de eventos em shopping centers, sabe quando o shopping coloca uma atração diferente nas praças de eventos? Então, eu ia representar uma empresa que transforma os desenhos das crianças em bonecos de pelúcia e meu trabalho seria levar o stand dessa empresa para as praças de eventos do shopping. Gente, eu amei a ideia da empresa que eu ia representar, achei muito inovadora e eu quase aceitei, a minha sorte foi que já na parte de negociação eu não consegui entrar num acordo com o dono da empresa, eu queria uma coisa e ele outra e não deu certo. Mas sabe que nesse processo de negociação eu sentia um bolo no estomago, como se algo me dizendo que ainda não era aquilo. Acredite, a gente sente essas coisas, presta a atenção em você.

Depois que esse negócio não deu certo e como eu não fazia ideia no que empreender comecei a pesquisar, eu li muitos, muitos livros de empreendedorismo, desenvolvimento profissional e afins. Até que cheguei no Coaching e foi amor a primeira vista, quando eu entendi o que era coaching tudo fez sentido na minha vida, tudo se encaixou perfeitamente e…

Cá estou eu, Coach de Mulheres Empreendedoras há quase 3 anos, feliz da vida porque a cada dia que passa eu tenho mais e mais certeza de que fiz a escolha certa, não é só pelo rendimento financeiro não, é pela sensação de realização, pela vontade que tenho de que a semana comece logo, pela minha empolgação após uma sessão com uma cliente, por receber depoimentos dizendo da transformação que fazer coaching comigo foi na vida da pessoa.

Ahh… se eu tivesse tido orientação para escolher em que área empreender na época em que decidi ter meu negócio próprio, hoje eu teria pelo menos 5 anos de atuação com o Coaching. Isso mesmo, eu fiquei 2 anos e meio perdida.

AGORA A BOA NOTÍCIA

A Boa Notícia é que eu não vou deixar você passar pela mesma coisa que eu passei, vou te ajudar a descobrir qual a sua área perfeita de atuação para empreender, aquela que vai fazer você desejar que a segunda feira chegue logo, aquela que vai te fazer ter independência financeira, aquela que vai te encher de orgulho e satisfação, aquela que você faria até de graça kkkkkk

Para isso vamos usar uma ferramenta chamada Mandala da Empreendedora, essa que você pode BAIXAR AQUI no blog é uma adaptação feita por mim da Ferramenta Mandala do Empreendedor de Lisa Sonora, escritora do livro “The Creative Entrepreneur”.

Veja a ferramenta:

Mandala da Empreendedora

Cada círculo colorido representa um aspecto que deve ser considerado quando você vai decidir sobre qual área escolher para empreender.

O Círculo Rosa representa coisas que você ama fazer, coisas pelas quais você é apaixonada;

O Círculo Azul representa as suas habilidades e talentos;

O Círculo Amarelo representa a rentabilidade, ou seja, o potencial de ganhar dinheiro.

Você vai preenche cada circulo com coisas que atendam a cada aspecto: PAIXÃO – HABILIDADES – RENTABILIDADE algumas coisas vão se repetir e é justamente as coisas que se repetirem nos 3 círculos, ou seja, a intersecção nos círculos, onde está o coração, é o que chamamos de seu PONTO DOCE, aí vai residir a atividade profissional perfeita para você.

Talvez você não ache muito fácil preencher esses círculos sozinha, por isso eu separei algumas perguntas de coaching para você responder. As respostas serão os itens que você deve colocar dentro dos círculos, e depois bastará você identificar o que se repete e identificar o SEU PONTO DOCE.

Veja o exemplo da minha Mandala:

20170118_224940 (2)

 

ATENÇÃO

Eu vou te dar as perguntas, mas quero que você assuma o seguinte compromisso comigo, você vai fazer a sua Mandala da Empreendedora e vai me mandar uma foto, ou por e-mail contato@taisbonilha.com.br ou você vai postar no facebook  e me marcar, pode ser? Eu levei muito tempo preparando esse material para você, fiz com muito carinho e cuidado e espero ver você utilizando, vai me deixar muito feliz.

Vamos para as perguntas:

ASPECTO PAIXÃO (CÍRCULO ROSA)

  1. Qual é o assunto, que se você pudesse, ficaria horas conversando?
  2. O que você faria até de graça?
  3. O que você faria pelo resto da sua vida?

ASPECTO HABILIDADES (CÍRCULO AZUL)

  1. O que as pessoas elogiam em você?
  2. Pelo quê você é reconhecida?
  3. O que você sabe fazer, tão bem, que mal te dá trabalho?

ASPECTO RENTABILIDADE (CÍRCULO AMARELO)

  1. Como você ajuda os outros?
  2. Qual tipo de problema você resolve?
  3. O que as pessoas te pedem para fazer?

Agora é só você fazer a sua Mandala e começar o seu Negócio!!!

Se você achou esse conteúdo útil, por favor, compartilhe.

Até o próximo artigo,

Taís Bonilha

PS: PRESENTES PARA VOCÊ!!!

Baixe grátis o Livro: Guia para criar um Negócio On Line Passo a Passo

Vídeo Aula Gratuita sobre Criar um Canal Profissional no Youtube: ASSISTIR!!!

Ferramenta para Organização do Tempo e Produtividade PLANNER DA MULHER EMPREENDEDORA

Receba todas as novidades direto no seu e-mail!

4 comentários no post “Baixe a Mandala da Empreendedora e Descubra em que Área Empreender

  1. AMEI o artigo, parece que você falou comigo assim intimamente! Me sinto perdida vou fazer esse exercício pra me clarear as idéias.

    Amei o artigo. Eu me identifiquei com a sua história, eu comecei a empreender na internet, á pouco tempo, mas com o nicho de trabalhar na internet, fico perdida, percebo que o que gosto, me identifico é com o desenvolvimento de pessoas de ajudar as pessoas, mas não sei como por isso em prática. sou cabeleireira e maquiadora, mas não tenho mais vontade, não sinto mais aquela paixão, apesar de admirar a profissão, descobri que gosto de psicologia, adoro falar sobre o comportamento humano essas coisas, mas já estou com 36 anos, me sinto velha pra começar uma nova profissão, mas vou fazer essa mandala quem sabe me ajuda. Gratidão por compartilhar seu conhecimento.


    • Katia você já pensou em passar por um processo de coaching? Nossa, pode te ajudar muito além de ser uma opção para vc de atuação futura, pois trata do desenvolvimento humano e o curso é bem mais curto que uma faculdade de psicologia. Me manda email que a gente conversa melhor querida. E ah, não esquece de mandar a foto da sua mandala, bjs


  2. Tais…que materia muitooooooooo importante!!!!! estou a 1 ano e meio querendo algo para empreender e me sinto perdida (como vc esteve no seu inicio de carrera) não sei como, por onde e o no que começar. Sinto realmente perdida e sem orientação a trilhar. Vou fazer bemmmm rapido essa mandala..pois a cada que passa vejo meus sonhos nao se realizando…e não quero mais perder tempo…Muito obrigada!!!!!!!!!! bjsss


    • Oi Letícia faz a mandala mesmo, vai te ajudar muito, sei bem como é estar assim e essa urgência em alcançar nossos sonhos. Continue acompanhando o blog que logo vem boas novidades por aí. beijos e obrigada por seu comentário.