5 Erros que Podem te Levar ao Fracasso no Empreendedorismo

Você sabia que existem 5 Erros que podem te levar ao fracasso no empreendedorismo?

Erros ou Distorções cognitivas são capazes de nos fazer interpretar a realidade de modo alterado e assim não conseguir ter os resultados que esperamos.

Talvez, você esteja se perguntando: “Como assim, distorções”? Deixe-me te explicar…

Em psicologia nós usamos um termo chamado Distorções Cognitivas ou Erros Cognitivos que são, basicamente, erros na forma de interpretar a realidade e que culminam em pensamentos, emoções e comportamentos negativos.

A questão é que todos nós cometemos essas distorções em todas as áreas da nossa vida e neste artigo vou explicar quais são as 5 principais distorções que você pode estar cometendo e que podem impedir o seu Sucesso no Empreendedorismo. Assim, você vai poder traçar estratégias para impedir que esses erros atrapalhem seus objetivos.

Erros que podem te levar ao fracasso no empreendedorismo e como evitá-los
Nem sempre o que a gente vê condiz com a realidade

Erros ou Distorções Cognitivas que impedem seu Sucesso

  1. Desqualificação dos Aspectos Positivos

    São as pessoas que não conseguem reconhecer os aspectos positivos dela mesma, das outras pessoas ou das situação. Voltam-se muito para o negativo, sempre achando que algo vai dar errado, não se sentem competentes e capazes e quando se tenta mostrar a elas os pontos positivos ela sempre encontra uma maneira de tornar aquilo trivial ou de menor importância. Pessoas assim não conseguem ter sucesso porque sequer conseguem reconhecer o sucesso, estão sempre achando que o que fazem não é bom o suficiente.

  2. Hipergeneralização

    São pessoas que utilizam um padrão para avaliar todas as situações com base em um único evento negativo. Aqui são pessoas que se alguma ação der errado ela acredita que tudo vai sempre dar errado. Se ela fracassa na vida profissional generaliza e tende a se sentir fracassado em outras áreas também. O sucesso para essas pessoa depende de nunca errar em nada na vida e isso é impossível, elas não conseguem enxergar que o fracasso é parte do processo de evolução e aperfeiçoamento.

  3. Comparações Injustas

    Nesta distorção cognitiva a pessoa tende sempre a se comparar de maneira injusta e não-realista com outras pessoas. Falando de forma metafórica são pessoas que comparam seus bastidores com o palco dos outros. E essa comparação não tem um efeito positivo, ao contrário, faz com que a pessoa se julgue muito inferior e por isso se desmotive de continuar a seguir em frente. É muito comum pessoas que fazem essa distorção começarem muitas coisas e nunca terminarem. Elas não persistem por tempo suficiente para obter sucesso.

  4. Raciocínio Emocional

    Esta distorção faz com que a pessoa julgue os outros e as situações com base naquilo que ela está sentindo. Ela deixa com que os sentimentos guiem sua interpretação da realidade. Se ela está deprimida já acredita que o negócio não está indo bem, ou que as pessoas estão diferentes com ela. Se está irritada, não consegue se controlar e passa a tratar colaboradores e clientes de forma rude ou seca. Aqui os resultados são desastrosos porque não permitem que a pessoa consiga se relacionar com os outros de maneira funcional. A pessoa perde oportunidades de vender mais, de fazer parcerias e de ter bons profissionais trabalhando para ela.

  5. Culpabilização de Terceiros

    Neste caso a pessoa se vitimiza o tempo todo. Atribui seus resultados ruins a outras pessoas ou à circunstâncias. Recusa-se a assumir a responsabilidade por transformar a realidade. São aquelas pessoas que dizem não começar um negócio porque o país está em crise, por exemplo. O sucesso fica cada vez mais longe porque a pessoa se coloca como refém das circunstâncias se sentindo impotente e não tomando decisões que possam mudar sua realidade.

E aí? Acha que você se encaixa em alguma dessas distorções? Ou em mais de uma? Ou ainda, talvez você conheça alguém que age dessa forma, nesse caso compartilhe este artigo com seus amigos.

Caso você tenha se reconhecido em algumas dessas distorções, pegue um papel e caneta e faça o seguinte exercício:

  • Liste o que você tem ganhado e perdido por pensar e agir dessa forma;
  • Liste quais são as situações em que você percebe que mais age assim;
  • Determine estratégias para agir de forma diferente. O que você fará da próxima vez para pensar e agir de modo a te impulsionar para o Sucesso?

Se você achou esse conteúdo útil me ajude a fazê-lo chegar a mais pessoas, compartilhe em suas redes sociais, por favor!!!

Clique na imagem para fazer o download do seu Manual

 

Receba todas as novidades direto no seu e-mail!